domingo, 18 de outubro de 2009

A História do Toy Art

O Toy Art também pode ser chamado de Art Toy, Urban Vinyl ou Designer Toys e de acordo com Ivan Vartanian em seu livro Full Vinyl, sua história se deu início na segunda metade dos anos de 1990, mais precisamente em 1997. Quando Michael Lau, designer chinês de Hong Kong, foi convidado a participar de um evento sobre brinquedos no país. Neste evento, o artista expôs bonecos G.I. Joe (Comandos em Ação) customizados com roupas de estilo “Hip Hop” e correntes, e modificando suas cabeças. Ainda segundo Ivan Vartanian, os primeiros Urban Vinyl se originaram com o marca de streetwear japonesa Bounty Hunter. Ela foi formada em 1995 por Hikaru Iwanaga e Taka Suzuki. Inicialmente abriram uma loja em Tókio, depois em Osaka, Nagoya e Fukuoka. No começo vendiam objetos colecionáveis do Ultraman e Star Wars e de bandas dos anos de 1970, como Sex Pistols, Ramones e The Clash. Com o crescimento da loja, chamaram colegas e artistas para fazerem parte de um projeto que daria início à sua primeira linha de camisetas. Mais tarde, com essa parceria, surgiria a idéia de fazer brinquedos. O primeiro Toy Art de vinil foi o Kid Hunter, criado por Skatething. Logo após a primeira criação, surgiu o Skull Kun, desta vez criado por Hikaru Iwanaga. Mais três colaborações para a Bounty Hunter ficaram também, bastante conhecidas: Martin, Companion e Smoking Bunny, cujas parcerias são respectivamente James Jarvis, KAWS e Frank Kozic.
Essas figuras então, logo se tornariam objetos para colecionadores. Diferente dos brinquedos infantis produzidos em massa, estes então novos brinquedos não eram feitos para brincar, e primeiramente, o Toy Art era produzido em pequena escala, quem o consumia eram principalmente jovens das cenas musicais Punk, Hardcore e Hip Hop. Porém, após seu grande sucesso, o Urban Vinyl passou a ser produzido em uma escala maior, aumentando também o seu público e o seu valor.
Apesar da estética infantilizada em sua maior parte, o Toy Art se une também com elementos eróticos, violentos, irônicos e grosseiros, sendo assim, chamado de “brinquedo para adultos”.
Essa idéia de misturar algo utópico e infantil com o realismo deu origem a outros brinquedos feitos com diferentes materiais e com outras propostas, surgindo assim, a segmentação no Toy Art, que entre diversos tipos estão o DIY (Do it Yourself), ou “Faça você mesmo”, Série, Blind Box e o Artesanal.
Os Toy Art DIY, geralmente são vendidos inteiramente com uma cor, normalmente branco, sem outras estampas. Com acessórios, tintas e canetas especiais, quem os compra pode customizar os bonecos da maneira em que preferir.
Os materiais que hoje são utilizados na criação desses brinquedos são variados. Entre estes materiais, podem-se encontrar plástico, resina, madeira, vinil, biscuit, e diversos tipos de tecidos como feltro e plush.
Estes objetos apesar de serem brinquedos, não têm a função de entreter as pessoas no sentido de brincar. Porém, se pode interagir com o Toy Art de outras formas, como colecionar ou até mesmo customizar um destes brinquedos da maneira que seu consumidor quiser.
Há tantos criadores de Toy Art de diversos tipos que de acordo com Ivan Vartanian, falar do campo como um todo é algo difícil: “There are so many creators now who operate with such a variety of scales of production methods and themes that getting a grasp of the field as a whole is a challenge.”(VARTANIAN, 2006:06)
O Toy Art tem crescido em diversos lugares do mundo, como Estados Unidos, Itália, Reino Unido, França. Entre importantes artistas e marcas destes e de outros países, podemos citar: Peter Fowler, Mori Chack, Rolitoland, Ariel Martian, Amos, Gary Baseman, Tokidoki, Jon Burgerman, TADO, Sket-One, Jakuan, entre outros.
Apesar do crescimento destes brinquedos em diversos países, o Japão é ainda, o país mais influente no Toy Art.

Um comentário:

  1. Muito boa a matéria, sou artista visual e gostaria de aproveitar o espaço para divulgar dois liks do meu trabalho

    http://atelierstrey.com.br/category/portfolio/toyarts

    http://loja.atelierstrey.com.br/index.php/produto/action-hulk-old-school/

    ResponderExcluir