domingo, 25 de outubro de 2009

Toy Art e o Do It Yourself


Com a diversificação do Toy Art, pode-se o encontrá-lo desenvolvido com diversos materiais ou diferentes propósitos, e pode ser segmentado. Um destes segmentos em que o Toy Art é dividido é chamado DIY.

O DIY (Do it yourself), ou em português, “Faça você mesmo”, é um termo que surgiu nos anos de 1950, mas só nos anos 1960 e 1970 viria se fortalecer, com a subcultura Punk. As bandas deste cenário musical não tinham gravadoras e produziam suas músicas independentemente, desde as letras até a publicidade e as apresentações. Segundo Teal Triggs, professora de Design Gráfico na University of Arts London, esta publicidade se dava pelas fanzines, revistas criadas por pessoas dessa subcultura, para divugação deste movimento.

O termo é associado a uma idéia anarquista e anticapitalista, propondo as pessoas, a capacidade de produzir o que consomem. Tendo assim, uma alternativa para poupar gastos.

Além da idéia não consumista, é possível citar outro conceito do “Faça você mesmo”. Com a exclusividade de não ter um produto feito em série e que pode ser criado por qualquer pessoa de maneiras diferentes, o objeto se torna único, podendo ter até um pouco da personalidade de quem o produziu.

No Toy Art, o “Do it Yourself” são bonecos de apenas uma cor, normalmente branco, mas também se pode ser encontrado em outras cores, mas ainda assim, sem estampas e com formas de diferentes personagens. Quem possui este tipo de Toy Art, pode customizá-lo na maneira preferida. Segundo Ivan Vartanian, há um ato de subversão envolvido no Toy Art, que é criar uma alternativa sua para comunicar sua própria identidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário