sábado, 24 de outubro de 2009

Pic na Bic


O que começou como brincadeira se tornou o principal trabalho do jovem artista espanhol Juan Francisco Casas, com apenas canetas Bic na cor azul retrata incrivelmente momentos noturnos, de diversão e discontração, em grandes telas. De início reproduzia com suas canetas as cenas que fotografava com sua câmera digital e foi se aperfeiçoando até que, seu trabalho conquistou grandes dimensões chegando às exposições e sucesso de vendas.
Apesar de ser jovem, apenas 33 anos, tem um curriculum admirável, Bacharelado em Belas Artes pela Universidade de Granada, ganhou o Premio Nacional de Fin de Carrera del Ministerio de Educación y Ciencia, em 2000 recebeu a bolsa de estudos de Ensino e Treinamento Pesquisador. Daquele ano até 2004, praticou desenho e trabalho docente
registrado no Departamento de Desenho da Universidade de Granada enquanto fazia seu doutorado na mesma instituição.
Em 2002 ele foi selecionado para INJUVE Art Show, no Círculo de Belas Artes em Madrid. Em 2004, venceu o Prêmio de Pintura do ABC. Em 2005 ele foi o único representante espanhol na 2 ª Bienal de Praga.
Depois de passar vários meses em Brighton (Reino Unido) em 2007 recebeu bolsa de estudo prestigiosa da Academia Real de Espanha em Roma. Em 2008 expôs na Academia Real de Belas Artes de San Fernando (Madrid) e Real Academia de Espanha em Roma. Ele teve numerosas exposições individuais destacando Saturdaynigthbathroom e Bare (ly) lá (Galería Fernando Pradilla, Madrid, 2005 e 2008, respectivamente), MyLovingNation (Galería Ferrán Cano, Palma de Mallorca, 2007), Sacrebleu! (Foto Sandunga, Granada, 2006), Mis (s) comporta (Sala Rivadavia, Diputación Provincial de Cádiz, 2006) e participou das feiras de arte mais importantes do mundo, e em todas as edições da ARCO, desde 2002.
Seu trabalho tem sido exibido todo mundo desde Nova York, Miami ou Chicago para Seul, Londres, México ou Basileia, entre muitos outros, e recebeu inúmeros prêmios e bolsas de estudo no exterior. Sua obra está representada em coleções importantes, como o Artium Museu Colecção ou ABC-Vocento, Madrid, e nas coleções privadasem todo o mundo.
Como trabalho paralelo tem publicado livros diversos.













Nenhum comentário:

Postar um comentário