segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Tatuagem como bem estético

A tatuagem é, um tipo de modificação do corpo humano, permanente feito pela a aplicação subcutânea de pigmentos por agulhas. Essa técnica pôde transformar o corpo em uma tela viva.
Sua prática foi registrada arqueológicamente entre os egípcios, nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia, em rituais religiosos.


Gravura rosto tatuado maori (Nova Zelândia)

No Brasil, tribos indígenas a utilizavam para expressarem rituais de passagem e em reverência a alguns elementos da natureza.
Apesar dessas várias utilizações, foram os marinheiros ingleses que difundiram essa prática pelo mundo, retratando suas aventuras pelos mares, os nomes de seus amores, fazendo com que se tornasse popular entre pessoas de baixas condições financeiras como, prostitutas, desocupados, lutadores de rua e criminosos.
Por esse fato, a tatuagem, por muito tempo, foi marginalizada, e somente após a segunda metade do século XX aderiu ideais da cultura ocidental, tornando-se uma marca de personalidade e ousadia.
Na Idade Média, a Igreja Católica baniu a tatuagem, pois a considerava uma prática demoníaca, onde se praticava o vandalismo do próprio corpo.
Hoje podemos encontrar a tatuagem em todas as classes sociais, pois é vista com outros olhos, estando dentro do grupo de possibilidades utilizado para um tipo de "up grade" estético.
Com essa mudança de valor, cada vez mais, mulheres procuram essa forma de se diferenciar, usando uma técnica milenar para seu bem estético, podendo trazer o desenho como um toque de sensualidade.












Nenhum comentário:

Postar um comentário