domingo, 4 de outubro de 2009

Toy art na moda

Com aspecto infantil, engraçado, agressivo, irônico ou erótico, o Toy Art vem crescendo a cada ano. Tendo sua origem na China e no Japão, hoje muitos artistas de diversos países são responsáveis pelo sucesso destes brinquedos. Entre eles estão Tokidoki, Gary Baseman, Mori Chack, Peter Fowler, TADO e Jakuan.
Muitos destes artistas além de criar apenas seus bonecos, assinam também parar marcas famosas. Seus brinquedos agora estão estampados em camisetas, mochilas, tênis e cadernos.
Um bom exemplo do Toy Art na moda, é a marca Tokidoki, do italiano Simone Legno. Quando começou em 2005, a marca se baseava apenas nos bonecos, mas já no mesmo ano, passou a fazer colaborações para a marca Sneaker Pimps, criando tênis personalizados. Com menos de cinco anos de existência, a marca assinou relógios, acessórios para Ipod, uma linha de maquiagem. E colaborou com diversas marcas, como Levi’s, Lesportsac, Hello Kitty, New Era, entre outras.
Apesar do Toy Art ser entendido como bonecos divertidos e ironizados, podemos notar que cada vez mais está indo além destes brinquedos e se tornando também produtos de moda.